quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Jovens aprendem a arrumar e montar computadores

Computadores ultrapassados podem não valer mais nada pra muita gente, mas estão sendo usados como matéria prima em um projeto de geração de emprego e de renda.
Os jovens aprendem a montar computadores usando máquinas antigas. Aprendem uma profissão e ganham um dinheiro extra. Porque quem se dedica, recebe uma ajuda de custo.
Há pouco tempo, o computador para Larissa e para Bruna era só uma caixa fechada, cheia de coisas muito complicadas.
Era a mesma coisa pra todos da sala. Os alunos são adolescentes que moram em áreas pobres de várias regiões da cidade.
As lições práticas de informática duram seis meses, com aulas de segunda a sexta. Quem não falta ainda recebe uma preciosa ajuda de custo de 200 reais.
“A bolsa que a gente ganha é mais para suprir a necessidade de condução, alimentação e todo o resto”, afirma Guilherme Henrique, estudante.
Com apenas dois meses de curso, eles já sabem montar um computador. “Estou ligando o computador aqui mesmo sem gabinete, sem nada. Estou ligando e testando”, diz Menias de Lima, estudante.
Todas as peças usadas pelos alunos foram doadas. Normalmente elas vão pro lixo, sem nenhuma cerimônia.
Até quem não entende nada de computador sabe que duas peças complicadinhas são o teclado e o mouse, elas estragam, soltam e a gente não pensa duas vezes, jogamos fora e compramos tudo de novo.
Mas quase todas as peças de um computador podem ser reaproveitadas ou recicladas. Além do mouse e do teclado, o gabinete e as peças internas também.
O computador, que fica com cara de novo, é vendido por menos da metade do preço ou doado.
“Este próprio material que eles estão manufaturando é revertido em dinheiro para eles mesmo”, afirma Domingos Pacheco, professor.
Larissa, Bruna, Wesley e Brenda foram apresentados a um universo que eles nem imaginavam que existia.
“É algo que eu tenho em mim que vai ser uma profissão muito boa, porque é algo que todo mundo está precisando, de técnicos”, acredita Guilherme.
“A gente tende a visar e atender 120 jovens por semestre, de 16 a 20 anos, das localidades próximas e da Grande São Paulo, oferecendo curso de manufatura de computadores junto com a inclusão digital e um nivelamento de Português e Matemática”, explica Robert Keidy, coordenador do projeto.
Podem participar do curso jovens que estejam cursando ou já terminaram o ensino médio e que tenham renda mensal de menos de R$225, por pessoa da família. O cadastramento é no CAT, o centro de apoio ao trabalhador da prefeitura da capital.
A "Fundação Para o Desenvolvimento de Tecnologia" aceita doações de computadores e peças.

Computadores ultrapassados podem não valer mais nada pra muita gente, mas estão sendo usados como matéria prima em um projeto de geração de emprego e de renda.
Os jovens aprendem a montar computadores usando máquinas antigas. Aprendem uma profissão e ganham um dinheiro extra. Porque quem se dedica, recebe uma ajuda de custo.
Podem participar do curso jovens que estejam cursando ou já terminaram o Ensino Médio e que tenham renda mensal de menos de R$225, por pessoa da família.
O cadastramento é no CAT, o centro de apoio ao trabalhador da prefeitura da capital.
A Fundação para o Desenvolvimento de Tecnologia aceita doações de computadores para ministrar o curso para os jovens.
Para mais informações, ligue 3222-6969.
Endereços dos CATs
- Zona Sul / InterlagosAvenida Interlagos, 6.122.
- Zona Leste / ItaqueraRua Gregório Ramalho, 12.
- Zona Oeste / LapaRua Catão, 312.
- Zona Norte / SantanaRua Voluntários da Pátria, 1553.
- Zona Sul / Santo AmaroRua Barão do Rio Branco, 864.
- Zona Central / LiberdadeRua Galvão Bueno, 782.
-Zona Central / Luz**Rua Prestes Maia, 913.
Horário de atendimento: das 7h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira. ** CAT Luz funciona das 07h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

fonte: SPTV ( rede globo)

Nenhum comentário: