segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Usinas nucleares


Uma Central NuclearPE ou Usina NuclearPB é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.
As centrais nucleares apresentam um ou mais
reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioativa, se estabelece uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada,ou seja,em um compartimento fica o material radioativo(barra de urânio) que ferve a água formando o vapor d'água em alta pressão que faz girar a turbina,fazendo o gerador produzir energia.
As instalações nucleares são construções muito complexas devido as diversas tecnologias industriais empregadas, e devido ao elevado grau de segurança que é adotado. As reações nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que leve a fusão do reator, e/ou ocorrer vazamento de radiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.
Uma coisa muito preucupante são as barras de urânio que depois de um tempo não esquenta mais e precisa ser jogada fora.Depois de ser jogada fora ela produz radiação por milhões de anos,causando o câncer.O problema é que o governo quer construir 50 usinas nucleares no Brasil.Atualmente existem duas em Angras dos Reis e uma está em um declive.Isso para muitas pessoas é preucupante.
Deixe um comentário com a sua opinião sobre este assunto!

Um comentário:

Cassiana, Rachel, Gabriela, Alunas do Luterano Moinho Velho disse...

eu pessoalmente não concordo em construir usinas nucleares até que se descubra com "desligar" a radioatividade das barras de urânio